Translate

JOSÉ PAULO FERNANDES JÚNIOR – 1906/1979, SOLICITADOR/DRAMATURGO/PINTOR

PINTAR E ESCREVER ABRANTES

Por José Manuel d’Oliveira Vieira
“PINTAR E ESCREVER ABRANTES” - três personagens que fizeram parte da cultura abrantina: Mário Cordeiro (I) (já publicado em março 2019), José Paulo Fernandes Júnior, solicitador/dramaturgo/pintor (II) (abril 2019) e Dr. José Serra da Mota, advogado/notário/pintor (III) (maio 2019).

(II)
JOSÉ PAULO FERNANDES JÚNIOR – 1906/1979, solicitador/dramaturgo/pintor, é a segunda das três personalidades abrantinas que escreveram e pintaram Abrantes. 
Todas as homenagens que se façam a José Paulo nunca são demais. Como dramaturgo, pintor, ator, músico, foi uma das figuras abrantinas que mais deu à cultura da nossa terra.
No “Brôa”, antiga escola secundária de Abrantes, José Motta, professor de José Paulo, cedo reparou na aptidão que o seu aluno possuía pelo desenho. José Motta na pintura e Diogo Oleiro na amizade foram a chave de todo os “louros” que lhe estavam predestinados. 
O nome de Abrantes como “Cidade Florida” em parte se deve a José Paulo enquanto pintor, ator e autor de operetas apresentadas pelo Orfeão Abrantino.
Ilustração sobre Abrantes - Igreja S. Vicente/Igreja Stª Maria Castelo/Torre Menagem/Misericórdia/Casas Seiscentistas/Igreja S. João
Sem conta estão as exposições das suas obras realizadas na cidade de Abrantes, tais como: ex-Liga dos Amigos de Abrantes (da qual foi sócio fundador), Salão de Festas do Cine Teatro de S. Pedro, na antiga “Papelaria Académica” ou no seu atelier no r/c do  “Montepio Abrantino Soares Mendes”.
Pintura de José Paulo - Ilustra livro "Abrantes 1937" de Henrique Martins de Carvalho
(Arquivo Municipal - Eduardo Campos)
José Paulo - Pintando no seu atelier
José Paulo - Pintando natureza
 
 Na casa de José Paulo - expondo pintura
  Na casa de José Paulo - expondo pintura
 Rua de S. Pedro - Igreja de S. Pedro
(Propriedade - Biblioteca Municipal de Abrantes)
 S. José das Matas - Casa de um familiar - quadro pintado à espátula
(Propriedade de José Vieira)
 Azenha
(Propriedade de António Maria Coelho de Carvalho)
Rio Tejo - Abrantes
Um dos catálogos das muitas exposições realizadas por José Paulo 
As pinturas dos seus quadros apresentavam sempre um cunho de realismo. O quadro “Ramiro – Cauteleiro”, uma das figuras de Abrantes, foi o que mais impressionou o público aquando da sua exposição.
Após o fecho da Liga dos Amigos de Abrantes (L.A.A.), querendo saber onde foi parar a obra de arte de José Paulo o “Ramiro – Cauteleiro”, conhecido pela população Abrantina por “Malinhas”, encontrei a resposta no “NOTICIÁRIO - Boletim da Liga dos Amigos de Abrantes” Nº 294 página 2 de outubro 1983 e no qual foi escrito à data da morte do retratado o seguinte: O quadro a óleo do Ramiro, encontra-se à vista na nossa Sede, tendo-nos sido oferecido pela filha do Pintor Excelentíssima Senhora D. Maria Manuel Paulo Fernandes.
Extinta que foi a Liga dos Amigos de Abrantes, não seria boa ideia o quadro do “Malinhas” ser doado à Biblioteca Municipal de Abrantes para ali ser exposto?
"Ramiro - Cauteleiro"
(O Malinhas)

Uma das muitas exposições de pintura de José Paulo na já extinta “Liga dos Amigos de Abrantes”
Na foto de CVD podemos ver três figuras de Abrantes retratadas por José Paulo: “Ramiro”, “Catita” e “Migães”
Nota: Em Abrantes, num local recentemente visitado encontrei uma das maiores coleções de quadros de José Paulo.
José Paulo (dramaturgo), foi ator e autor de óperas e letras para os musicais do Orfeão Abrantino Pinto Ribeiro. Na memória de muitos abrantinos ficaram algumas atividades artísticas tais como: na criação de Suzete Martins Velez “Palha de Abrantes” teve musica de H.S.S. e letra de José Paulo. Em “Cidade Florida” a musica foi de H.S.S. e a letra de José Paulo. Na opereta em 1 ato “Cantigas d’Amor” foi ensaiador e desempenhou o papel de “Manél d’Avó”. “O Pêcego” – Fox-Trot” teve a interpretação deste multifacetado Abrantino.
O mundo da música também não era desconhecido para o José Paulo. Em 1937 fez parte do conjunto musical “Jazz Abrantino”.
José Paulo ator
 
 1934 - "Cantigas de Amor" - Autores: José Paulo/Rogério do Carmo Pimenta
1937 - José Paulo no grupo musical " Jazz Abrantino"
Ao serviço da comunidade foi vereador efetivo da C.M.A. (1945), presidente da “Comissão Municipal de Higiene” e fez parte da Junta de Freguesia de S. João.
Maria Lucília Moita assim dizia dele: … amou a sua terra… Aprendeu sozinho a manejar os pinceis e as tintas… a ternura pela sua mulher, a companheira que sabia encorajá-lo, levou-o a pôr nas flores todo o seu enlevo e ainda bem…
Nota: D. Guiomar Pombo Fernandes, esposa de José Paulo foi ela também uma artista. Em 1923 bordou a primeira Bandeira da Liga do Combatentes da Grande Guerra de Abrantes. Encontra-se esta Bandeira no Museu da Liga dos Combatentes em Lisboa.
Para ver a História da Bandeira clic no link abaixo indicado:



Sem comentários: