Translate

ABRANTES - NAQUELE TEMPO COMO AGORA - ASSIM FUNCIONAVAM AS CUNHAS

UMA CUNHA EM 1810
            Aquando da sua nomeação como Governador da Praça de Abrantes, Janeiro de 1809, o Engenheiro Militar, Manuel de Sousa Ramos, mais conhecido nesta, por ser o arquitecto das Pontes Militares do Rio Tejo, Zêzere e fortificação da Praça de Abrantes, achou por bem solicitar a D. Miguel Pereira Forjaz um emprego para o seu sobrinho Domingos Vicente Antunes de Souza Ramos, que sabia escrever bem o Português e Francês, para se entender com os Officiaes Inglezes.
            Passados que são 207 anos, vejamos como funcionavam as cunhas nesse tempo:
Illº. e Ex. Sr. D. Miguel Pereira Forjaz
O Portador desta Domingos Vicente Antunes de Souza Ramos he hum sobrinho meu, que, tendo completado o curso da Aula do Comercio, se habilitou para entrar no Erario, o que não efectuou por cauza da entrada  dos Francezes; e como se achasse desempregado quando fui nomeado Governador desta Praça em Janeiro do anno próximo passado, e eu necessitasse de quem me escrevesse, tanto em Portuguez, como em Francez para me poder entender com os Officcaes Inglezes, pois que me achava encarregado de outras missões, alem do Governo, a que não podia dar o expediente necessário sem hum Secretario, o chamei, e o empreguei como tal Secretario, cujo lugar exerceu todos os onze mezes do meu Governo, e depois no arranjamento de papeis até agora, sem que disto percebesse ordenado algum, nem também o pertende, e só o que requer he ser acomodado no Erario, ou na Tezouraria das Tropas, ou na Contadoria do Terreiro, ou na da Mizericordia, ou em qualquer outra repartição de Fazenda, para que se aplicou, sendo esta feita pela sua propria letra, para que V. Exª. a veja; espero que este pequeno serviço, que elle fez, junto com os que eu tenho feito mereção a comtemplação de V. Exª., para o fazer entrar em alguma daquelas repartições, de que eu ficari sumamente agradecido.
Deos Guarde a V. Exª. (!!) Abrantes 28 de Fevereiro de 1810
De V. Exª
Umilde Subito
Manuel de Souza Ramos

(AHM-DIV-1-14-096-080m0007)

Sem comentários: