Translate

ABRANTES - AQUI ACABOU A HISTÓRIA...

UMA PLACA INCÓMODA
NA PRAÇA DA REPÚBLICA
(NO MONUMENTO AOS M.G.G. DESDE 1948)
Por José Manuel d’Oliveira Vieira – Adepto do Sporting
(Artigos Autor publicados "Jornal de Alferrarede" nºs 253/254 de 2006 e 269 de 2008, alterados para este Blog)
PLACA I
“No dia 20 de Junho de 1948, esteve em Abrantes uma significativa caravana do Sport Lisboa e Benfica, associando-se ao 32º aniversário do Sport Lisboa e Abrantes”*.
Para comemorar o evento, foi colocado na base do Monumento aos mortos da Grande Guerra 1914/1918, uma placa com a seguinte inscrição:
“DIA DO BENFICA EM ABRANTES
Homenagem da C.A.
Ao
S.L. e Benfica 20/6/1948”
Após cinquenta e oito anos, no dia 30 de Setembro de 2006, foi descerrada no local onde se encontrava a placa do Benfica uma outra que assinala o restauro do monumento.Mudam-se os homens, mudam-se as vontades.
O que nunca poderá ser mudado é o dia 20 de Junho de 1948. Além da homenagem feita pela caravana benfiquista ao mortos da Grande Guerra, a Câmara Municipal de Abrantes homenageou os visitantes no Jardim do Castelo, com um magnífico painel gigante, térreo, com o emblema do clube – feito de flores.Mudam-se os homens, mudam-se as vontades e por vezes até estes mudam de cor.
Quem assistiu ao programa “A Alma e a Gente”, do Prof. José Hermano Saraiva, RTP2, no dia 1 de Outubro de 2006, bem poderia ter aprendido como história e desporto, fazem parte da memória colectiva de uma Nação.
Depois de ver e ouvir o professor e historiador José Hermano Saraiva, preleccionar sobre o “Club Internacional de Football” lembrei-me de ter visto em tempos a fotografia de um abrantino, combatente da Grande Guerra 1914/1918, envergando a camisola desse clube.Refiro-me como é evidente ao Dr. António Augusto da Silva Martins, campeão internacional de tiro, com estátua no Jardim do Castelo, e, em cuja base se encontra uma placa de homenagem da“Sociedade de Tiro N.º 2” (Antigo Grupo Pátria).
PLACA II
“Colocada durante a noite”, “conhecer a pessoa que a colocou”, “não ser do conhecimento da Câmara de Abrantes (C.A.)”, são os disparates mais ouvidos por quem não é de Abrantes e desconhece em absoluto a verdadeira história desta “placa”.
Para que não haja desconhecimento eis como tudo se passou:
As festas do 32º aniversário do Sport Lisboa e Abrantes tiveram início no dia 5 de Junho de 1948, com a entrega do Estandarte do S.L.A (Sport Lisboa e Abrantes), peça de seda, bordado a ouro pela Senhora D. Guiomar Pombo Fernandes, a mesma que bordou o primeiro estandarte da Sub-Agência da Liga dos Combatentes da Grande Guerra de Abrantes.
O “Jornal de Abrantes” noticiava assim os acontecimentos: “Com chave de ouro abriram as festas com a Palestra e demonstrações de patinagem artística e cómica por Edite Cruz e Germano de Magalhães, realizadas no Claustro Manuelino do Convento de S. Domingos, Quartel de Infantaria 2…”
“Frades artistas, que os teve e bons a Ordem de S. Domingos, se voltassem teriam apreciado aquela festa”
.
“Quartel dos Bombeiros”, “Ringue de patinagem (do Benfica)”, “Cine Teatro” “Jardim do Castelo” e outros locais de Abrantes, foram palco de actividades desportivas e palestras, alusivas ao desporto, que se prologaram até ao dia 28 de Junho.
O dia mais esperado pela população da cidade de Abrantes foi, sem dúvida, o dia 20. Neste dia de Junho, chegou ao Largo de Santo António a grande caravana do Sport Lisboa e Benfica.
Ruas engalanadas, a caravana dirigiu-se de imediato à Câmara Municipal de Abrantes.
Na Câmara – “Em sessão solene de boas vindas, com autoridades civis e militares, funcionalismo, na Sala das Sessões deram entrada a Direcção do Sport Lisboa e Benfica...” “Fez um discurso de saudação o Presidente da Câmara Sr. Capitão Machado, que deu aos visitantes as boas vindas em nome da cidade…” “Agradeceu o Sr. Costa e Sousa, Vice Presidente do Sport Lisboa e Benfica…” NOTA: Não reparem no erro da legenda da foto em baixo: Deve ser "entrar" e não "entar".

Romagem aos mortos – “As pessoas que assistiram à Sessão e a Caravana que en­chia a Praça dirigiram-se ao jardim do Rossio onde está o Monumento aos Mortos da Guerra e dispostos os ciclistas em parada foi colocada uma placa, com o emblema do Benfica, no monumento, apreciando e agradecendo o gesto dos Benfiquistas o Sr. Coronel Abel Zúniga, Comandante Militar de Abrantes. Seguidamente foram ao jardim do Castelo a depor um ramo de flores no busto do cirurgião e desportista falecido Dr. António Martins”.

Almoço e descanso – “Foi o Jardim do Castelo o sitio escolhido para os visitantes comerem os seus farnéis, aproveitando as sombras, gosando o panorama extenso que d'ele se desfruta e repousando algum tempo.

Foi muito admirada e elogia­da uma linda placa de flores com o emblema do Benfica e uma saudação, que o jardineiro Simão Vieira(1) numas horas, de­lineou e fez e que na verdade era digna de ver-se. Este funcionário da Câmara, a que várias vezes aqui nos temos re­ferido com os elogios que bem merece é dos que sabem com­preender a responsabilidade que cabe a Abrantes em manter o seu titulo de Cidade Florida, pois não estaria certo uma ci­dade assim baptisada sem um bom jardineiro como Simão Vi­eira. Podemos afirmar que esta placa foi uma das coisas que muito sensibilizou os visitantes, pela delicadeza que representa”.
Por tudo o que se encontra escrito, conclui-se: a “placa” não foi “colocada durante a noite” mas sim à luz do dia em homenagem aos “combatentes”, é propriedade da Câmara de Abrantes (C.A.) e, esteja onde estiver, apenas a Câmara poderá dar destino à mesma.
Não repor a “placa” é esquecer parte da história de Abrantes.
Repor a “placa”é continuar a lembrar a história da nossa terra: “Desporto”, “Combatentes da Grande Guerra” e “Cidade Florida”.

PLACA III

A notícia de que Eusébio e Luís Filipe Vieira foram recebidos no Parlamento Europeu (PE), em Bruxelas, no dia 12 de Fevereiro de 2008, para a inauguração da exposição: “Mais de 100 anos de Lenda”, trouxe à memória a triste ideia que tiveram em retirar do Monumento aos Mortos da Grande Guerra 1914/1918 a “placa” de homenagem de um Clube que visitou a Cidade Florida em 1948.
Duas cidades, Bruxelas/Abrantes:
Bruxelas – A placa do Benfica, oferecida ao Parlamento Europeu, pelo senhor Luís Filipe Vieira, irá ser vista para todo o sempre em Bruxelas, enquanto houver P.E.
Abrantes – Continua a não ver a placa que homenageou uma cidade, o desporto o seu povo e sobretudo os bravos combatentes da Grande Guerra.

Com emblema e placa localizados, não será altura de repor parte da história do Monumento aos Mortos da Grande Guerra 1914/1918?
*Cronologia de Abrantes no Século XX – Eduardo Campos
Em itálico: Jornais de Abrantes nºs 2474/75/76, respectivamente de 13/20/27 de Junho de 1948.
Avô do autor deste artigo e de Carlos Vieira Dias que cedeu as fotos.

Sem comentários: