Translate

AS FINTAS DE 1704

 LIVRO DE “FINTAS” ANO 1704

Por José Manuel d’Oliveira Vieira

Se temos conhecimento de quem foram os pagadores de impostos nos anos 1704, muito se deve à persistência do (professor, historiador, matemático, filósofo, antropólogo) Capitão Artur Elias da Costa em doar à Câmara Municipal de Abrantes, o manuscrito “Abrantes e os Abrantinos - 1948”1.

Para redigir o “manuscrito”, Elias da Costa socorreu-se de documentos encontrados fora do acervo documental (finanças).

Obtido por empréstimo de um seu aluno, o “Livro de “Fintas – Ano 1704”2, foi reproduzido por Elias da Costa para o “Manuscrito – Abrantes e os Abrantinos”.

No fim da página 3, livro XVIII, podemos ler: Este livro pertence ao Diogo. Tendo eu informado os meus alunos que o arquivo histórico abrantino tinha sido vendido em hasta pública e indicado velhos que ainda se lembram de ver os bombistas e merceeiros levá-lo em sacos e carroças, puseram-se em campo, e ainda encontraram muitas preciosidades que me deram a copiar, e que se Deus me der vida e saúde juntarei aqui.

E foi desta forma que os alunos do professor Elias da Costa contribuíram com um manancial de documentos históricos, para que hoje, saibamos quem morava e onde, nome e profissão dos fintados (não publicados aqui), em Abrantes no ano de 1704: 

E por este modo e maneira ouverão o Doutor Juiz de fora prezidente e fintadore esta finta por feita, e acabada de que mandarão fazer este termo de Em sarramento que asignarão Miguel Rebello de Mendoça Reis

1Arquivo Municipal Eduardo Campo (Manuscrito Abrantes e os Abrantinos) Maço 18 Livro XVIII.

2Finta=Contribuição municipal ou paroquial extraordinária, proporcional aos haveres de cada um. = DERRAMA, IMPOSTO (in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa). 

Nota 1: a transcrição dos nomes das freguesias e lugares foram transcritas de acordo com o “Manuscrito – Abrantes e os Abrantinos” do Capitão Artur Elias da Costa que se encontra no “Arquivo Municipal Eduardo Campos.

Nota 2: em anexo encontra-se o livro de “FINTAS 1704” que se encontra no Maço 18 de “Abrantes e os Abrantinos” do Capitão Artur Elias da Costa que está no Arquivo Municipal Eduardo Campos. 

 

Sem comentários: