Translate

FOTOS COM HISTÓRIA... (II)


IGREJA DE S VICENTE
1.AZULEJOS QUINHENTISTAS – UM ATENTADO AO PATRIMÓNIO:  Começou por ser Igreja Nossa Senhora da Conceição e mais tarde mais tarde por força do 1º Alcaide Mor de Abrantes ter obtido um dente de S. Vicente Mártir passou a chamar Igreja de S. Vicente. A foto que hoje apresentamos mostra a cúpula da torre ornamentada com uns bonitos azulejos que nos vão dizendo serem quinhentistas, quando na verdade são da fábrica de Sacavém e ali foram colocados em substituição de uns poucos azulejos danificados por uma faísca durante uma trovoada.
Para evitar outros males à antiquíssima Igreja de S. Vicente, nos finais de 1928, por iniciativa do Sr. Simão Pires de Oliveira foi realizada uma subscrição entre todos os paroquianos de S. Vicente para a compra de um para-raios destinado à cúpula da torre.
2.INCLINAÇÃO DA TORRE DA IGREJA DE S. VICENTE: Um varrimento no meu PC levou a que nunca mais encontrasse um antigo documento onde podíamos ler uma outra história sobre a torre de S. Vicente e que tinha a ver com a sua inclinação. O tal documento referia terem sido feitos estudos e concluírem haver uma pequena inclinação na “Torre da Igreja”.
Não seria interessante haver um estudo “topográfico” e verificar a veracidade de tal documento e real inclinação da “Torre”?
Igreja de S. Vicente - Azulejos


Sem comentários: