Translate

UM MONUMENTO SEM IDENTIDADE PRÓPRIA

GENERAL BERNARDO DE FARIA E SILVA
Por José Manuel d'Oliveira Vieira
Em 2016 quando fiz um (grande) reparo ao mutilado monumento dedicado ao General de Artilharia Bernardo de Faria e Silva que se encontra no Castelo de Abrantes, não encontrei outras fotos que não a da parada do Grupo de Artilharia, vendo-se ao fundo parte do MONUMENTO ORIGINAL.
Não tivesse encontrado no meu caótico arquivo duas fotos do MONUMENTO tal como era antes de ser mutilado, jamais voltaria a escrever sobre o assunto.
Porque a imagem vale mais do que mil palavras, volto a escrever acerca do monumento para tentar sensibilizar o génio ou os génios que tanto propagandeiam o TURISMO MILITAR (somos ricos nessa matéria), para repensarem e voltarem a repor a estrutura comemorativa  tal como estava antes de ser castrado, não esquecendo de colocar no lugar o emblema da "Arma de Artilharia" que lá se encontrava. 
Antes da mutilação /arquivo José Vieira (1)

Antes da mutilação/arquivo José Vieira (2)

Antes da mutilação/ arquivo José Vieira (3)
Duas notas:
Primeiro: as "armaduras em ferro" que se encontravam a rodear a Torre do Castelo, não faziam mal a ninguém. Se era para repor a torre ao seu estado original teriam de elevar mais um piso e tirar o depósito que lá se encontra. Qual a razão para retirar as armaduras em ferro em vez de as restaurarem?  Se os "génios" subirem à torre vão ver todos os motivos de artilharia que lá se encontram. Também são para retirar?
Segundo: depois do reparo que fiz neste BLOG em 2016, apenas o meu colega do BLOG "PORABRANTES", acérrimo defensor do património se referiu à mutilação do MONUMENTO a Bernardo Faria. Pela DEFESA DO PATRIMÓNIO os meus agradecimentos.
Depois da mutilação/arquivo José Vieira

Sem comentários: