Não havendo muito clareza sobre o topónimo PAÚL dado a esta Freguesia de S. Vicente, parece no entanto fazer algum sentido. A ribeira que atravessa este lugar é a responsável por tal topónimo.
Gente mais antiga do Paul, lembram o tempo em que a ribeira enchia extravasava as margens e destruía as produtivas hortas ai existentes. Assim sendo, parece pois haver fundamento para se chamar a este lugar PAÚL.
Deixada a agricultura pela população mais antiga do Paúl, os terrenos ontem cultivados até à exaustão, são hoje comprados por gente mais nova para ai construírem a sua habitação.
A construção de novas habitações no Paul levou ao nascimento de novos topónimos. Ao contrário do que seria de pensar, os nomes dados a “Travessas” e “Ruas”, tem muito a ver com as antigas casas, com o que ai se cultivava e ainda com o património existente.
Por curiosidade aqui deixamos os topónimos de algumas das ruas e travessas existentes no Paúl e o registo fotográfico da “Rua do Vale das Fontes”: “Travessa dos cinco”, “Travessa da Chã”, “Travessa da Fonte”, “Rua Vale da Cerejeira”.
(1) CAMPOS, Eduardo, SILVA, Joaquim Candeias – Dicionário Toponímico e Etimológico do Concelho de Abrantes, pág. 100.
1 comentário:
Adoro.te avô muito muito obrigado por tudo e este documentario tá muito fixe... Tens de vir jantar cá ao Paúl um frango com nós... Adorovos muito a ti e a avó Bjocas....
Enviar um comentário