Translate

PUBLICIDADE - COMÉRCIO

ALFERRAREDE - ANO 1933
Por José Manuel d’Oliveira Vieira
(Autor artigo publicado "Jornal de Alferrarede" Nº 280FEV2009)
Em 1933, Abrantes realizou um evento denominado de “Semana dos Inválidos do Comércio”. Estes festejos prolongaram-se durante a semana de 11 a 18 de Junho.
A Comissão composta pelos comerciantes Srs. Manuel José Coelho, Jaime Pintassilgo e Francisco Velez elaboraram um programa bastante recheado, sendo o primeiro dia, dedicado à afixação de cartazes e reclames dos comerciantes associados.
Tendo chegado até aos nossos dias alguns exemplares dos programas, publicados pela “Minerva, Ldª – Telefone Nº 77 – Abrantes”, achando profético e interessante o discurso de A. A. Salgueiro, achei por bem dar a conhecer uma parte dessa prédica, bem como a publicidade que os comerciantes de Alferrarede, associados ao evento, mandaram publicar nessa pequena brochura de 1933:
“O Comercio em geral representa a maior força económica, mobilizadora de todas as riquezas de uma nação e em todo o Mundo.
Os seus empregados, os pequenos comerciantes, são os executores da sua grandiosa obra em prol da distribuição d’essas riquezas, mas não são os mais felizes, porque são os primeiros a tombar quando uma crise de negócios ou a concorrência desleal de muitos outros agentes estranhos à classe lhes estancam o seu labor produzindo a falência e a falta de trabalho”
A. A. SALGUEIRO – (1933) (a).

Não havendo uma política de preservação dos meios tradicionais de comércio, devido às leis vigentes, o abandono das antigas mercearias, drogarias, tabernas etc., tal como as conhecemos, tornou-se inevitável. Uma ou outra, lá se adaptou às novas tecnologias e a muito custo vai sobrevivendo, mas incapazes de concorrer com as grandes áreas comerciais.

Para recordar um pouco da história comercial do nosso concelho, fica o discurso discurso profético de A. A. Salgueiro a publicidade desse tempo e algumas fotos de mercearias existentes até à bem pouco tempo (b).
(a) Discurso e publicidade, publicação “Minerva, Ldª. Abrantes” ano 1933.
(b) Fotos de mercearias: “Comércio de Mercearia” de Luís Alves Correia, ano MCMLXIII e “Artes e Tradições de Abrantes” Direcção-Geral da Divulgação, ano 1983 – Terra Livre.

ANÚNCIOS ALFERRAREDE 1933
ANÚNCIOS ALFERRAREDE 1928