Translate

ABRANTES DE ONTEM E DE HOJE... (III)

ESTA É UMA NOVA PÁGINA DE ABRANTES DE ONTEM E DE HOJE... PARA VER PARTE I E II CLIK NO LINK ABAIXO INDICADO:
***

IGREJA DE S. VICENTE (Monumento Nacional) - Não sendo conhecida a data de construção da Igreja de S. Vicente, é no entanto conhecida a sua existência desde o Século XIII, data em que decorreram obras no templo. O aspecto que hoje apresenta foi-lhe dado no reinado de D. Sebastião (século XVI). No seu interior, além da “Arte Sacra” é de realçar o seu imponente “Órgão” e “dois painéis de azulejos com as naus de S. Vicente”. Segundo a lenda, os corvos acompanharam do Algarve a Lisboa a nau com os restos mortais do Mártir. “Para esta Villa veio um dente do dito Santo”. (Pg53 MHNVA)

ERMIDA DE S. JOÃO DOS BEM CASADOS ALFERRAREDE VELHA - ABRANTES

Por: José Manuel d’Oliveira Vieira, Doutor Joaquim Candeias Silva, João Luís e Manuel Martinho
(Publicado “Jornal de Alferrarede” Nº 267JAN2008) – Foi este artigo alterado para o blog “COISASD’ABRANTES”


O Padre António Carvalho da Costa (1712), autor da Corografia Portugueza e Descripçam Topografica do Famoso Reyno de Portugal, com as noticias das fundações das Cidades, Villas, & Lugares…, no Tomo Terceiro, Capitulo VIII, diz existir na Vila de Abrantes as Ermidas de Santa Eyria, Santa Anna, Santo Amaro, S. Sebastião, N Senhora do Sccorro, N Senhora da Ajuda, N. Senhora dos Remédios, Santo André, N. Senhora da Graça, N. Senhora das Necessidades, N. Senhora do Bom Successo, & S. João dos Bem-Casados em Alferrarede.
Destas doze Ermidas, templos cristãos secundários, normalmente localizados fora das povoações, em lugares ermos ou inseridos em propriedades particulares, que se encontram referenciadas no Tomo Terceiro, muitas já não existem, outras encontram-se em ruína ou para lá caminham e muito poucas merecem algum cuidado dos seus proprietários.
Erguida no local onde parece ter tido início a verdadeira Alferrarede, hoje Alferrarede Velha, na Rua da Aldeia, situa-se a ERMIDA DE S. JOÃO DOS BEM CASADOS.
Quem por lá passa não se apercebe da sua existência. Muitos dos moradores de Alferrarede Velha simplesmente ignoram o local onde a mesma está localizada. A única entrada, que dá acesso à porta da “Ermida de S. João dos Bem Casados” encontra-se coberta de silvas o que impossibilita a entrada na Capela.
Saber se havia ou não algum altar, inscrições ou datas que nos digam o ano da sua construção e se alguma estatuária ou fresco do S João dos Bem Casados lá existia foi para nós impossível de conferir. Ao fim de muitas tentativas chegou no mês de Dezembro a oportunidade tão esperada. Um dia, o Director deste jornal, o Doutor Candeias Silva e José Vieira foram ao local e depararam com a impossibilidade de verem alguma coisa. Assim, o Director deste jornal, contactou com o proprietário do imóvel e este facilitou a visita ao local. Com a ajuda do Presidente do Centro Cívico João Luís, conseguimos através de escadas e pelos buracos do telhado entrar naquele espaço que está em perigo de derrocada total. Claro que ficámos elucidados mas desconsolados. A Capela foi há muitos anos atrás transformada em depósito de um lagar e lá estão ainda várias talhas de azeite vazias. Parte da estrutura já caiu e dentro da Capela com abóbada, não vislumbrámos nem pinturas, nem altares, nem azulejos, nem outras coisas mais. A ruína é, por assim dizer, total. No entanto, as nossas investigações jornalísticas que já decorriam há vários anos, acabaram por nos levar à imagem de S. João dos Bem Casados que está em local que não vamos aqui identificar, para que não aconteça nada de desagradável ao nosso património religioso que tão maltratado tem sido. Juntamos, pois, essa imagem de S. João dos Bem Casados, outras da parte da frente da capela, outra do interior e outra da vista geral exterior.
Num extenso artigo do Professor Doutor Joaquim Candeias da Silva, publicado em Novembro de 2003 no “Jornal de Alferrarede”, sob o titulo “Dois importantes santuários antigos na Freguesia de Alferrarede (Senhora das Necessidades e do Bom Sucesso)”, é referida a existência da Ermida dos Bem Casados e da imagem de S. João dos Bem Casados, em uma quinta pertencente a António Soares de Almeida, residente na Vila de Abrantes.
Saber que a Ermida de S. João dos Bem Casados, nasceu e está perto de uma Ribeira, no local onde Alferrarede ergueu as suas primeiras casas, foi para mim uma surpresa.
Desconhecida de uma grande parte da população a Ermida dos Bem Casados, situada na Rua da Aldeia, tem vindo desde algum tempo a esta parte a despertar a atenção de muitos curiosos que ali se deslocam.
Antes que a Ermida se transforme num monte de entulho e se perca mais um pedaço da história onde Alferrarede teve a sua origem, bem poderiam os autarcas locais e municipais providenciar para que “ERMIDA” fosse restaurada bem como o “LAGAR” ali existente, fazendo-se neste o “MUSEU DO AZEITE”.


ERMIDA S. JOÃO DOS BEM CASADOS - ALFERRAREDE VELHA