Translate

ARQUITETO RAÚL LINO

À DESCOBERTA DE UMA CASA PROJETADA POR RAÚL LINO PARA O SR. JOSÉ JOAQUIM BAIRRÃO OLEIRO EM ALFERRAREDE


Raúl Lino: Arquiteto português, lisboeta, nascido a 21 de novembro de 1879 e falecido a 14 de julho de 1974.

Quase tudo está escrito sobre a obra e projetos do arquiteto Raúl Lino em Abrantes e muito pode ser lido num extenso artigo do colega do blog “porabrantes”.

O que hoje pretendo é localizar a casa projetada pelo arquiteto Raúl Lino para o Exmº Sr. José Joaquim Bairrão Oliveira - Alferrarede, que desconheço em absoluto.

Se algum amigo do “BLOG” souber dar mais informações e o local onde está implantado o imóvel agradeço.

No “FACE” recebi algumas deixas aqui transcritas para que possam ajudar a esclarecer o que pretendo.

1. A Sr.ª D. Toia Balula me diz: eu sou Bairrão. Da Quinta do Brejo, Alferrarede. Mas não como último nome.

2. A minha amiga Maria da Luz Freixo me diz: a Sra D. Justina Oleiro, da Família Bairrão, tem Família em Alferrarede. Zé, vou recuperar o assunto é depois informo-te.

3. Mais tarde Maria da Luz Freixo me informa que a D. Toia Balula, que andou com a mesma no Instituto de Odivelas é prima da Sra. D. Justina Bairrao Oleiro.

4. Joaquim Ribeiro me dá a dica de ser a casa na N2 junto as bombas da Torralta e da igreja.

5. A Sr.ª Toia Balula responde a Joaquim Ribeiro: que interessante, julgamos que não se teria concretizado a obra!!

6. Na dúvida de ser ou não respondo a Joaquim Ribeiro: é possível que seja a do projeto com algumas modificações. É tudo uma questão de ver escrituras referente ao ano 1929 e seguintes data em que Raúl Lino fez o projeto para José Joaquim Bairrão Oliveira.

7. A Sr.ª Toia Balula dá mais uma dica: este projeto teria sido feito para o meu Tio Avô, Sr. José Bairrão d’Oliveira, irmão das Sras. D. Mónica Bairrão d’Oliveira, da Quinta do Brejo, Alferrarede, e D. Carolina Bairrão Oleiro, de Abrantes. Seria construída em parceria com o Dr. Cabral de Andrade. Mas pelo menos estes Srs. não a terão construído. Diz o Sr. Joaquim Ribeiro que será uma casa na N2, junto às bombas da Torralta e da Igreja. Como não estou aí não posso verificar.

Nota: não estando devidamente esclarecido acerca do local, vou aguardar mais informações que me possam ajudar a esclarecer de forma consistentes se a casa será onde o Sr. Joaquim Ribeiro informa ou uma outra. A todos os intervenientes os meus agradecimentos.

Sem comentários: